Como construir uma equipe de alto impacto

Construir uma equipe de alto impacto é o sonho de todo e qualquer gestor. Porém, existem muito mais gestores que não chegam a esse estágio do que os que realmente alcançam esse desafio. Em primeiro lugar, é necessário definir o que é uma equipe de alto impacto: é aquela capaz de diagnosticar e solucionar conflitos. A partir dessa definição, é fácil entender o porquê é tão difícil construir algo assim. O sentimento de pertencer a um todo, de fazer a sua parte por, simplesmente, existirem pessoas que dependem daquilo que você faz, é um dos grandes desafios dos gestores, ao tentar gerenciar um grupo de pessoas.

A construção de uma equipe de excelência começa na seleção de integrantes. Ao selecionar pessoas, deve-se levar em consideração a capacidade técnica para realizar aquilo que compete ao cargo e se os valores pessoais estão alinhados com os da empresa.

O gestor precisa conhecer cada componente de seu time pessoalmente. É preciso entender os problemas pessoais, as necessidades, limitações, pontos fortes e fracos de cada um. Só assim é possível fazer uma gestão de forma mais produtiva e utilizar cada um para desempenhar aquilo que faz de melhor.

Posteriormente, é necessário motivar e manter seus membros constantemente motivados. Para isso, existem algumas atitudes que podem ser tomadas. Dar autoridade a eles é uma dessas atitudes, o que permite que utilizem o seu conhecimento acumulado para desenvolver atividades e gerar um sentimento de satisfação. Além disso, é necessário estar sempre valorizando e reconhecendo o trabalho de cada um, cultivar a transparência dentro da empresa, promover integrações do grupo e recompensar aqueles que fizeram por onde.

Por último, é necessário que todos estejam abertos a receber feedbacks internos e externos, sempre com o objetivo de crescer, e saibam reconhecer os problemas de relacionamento e comunicação, com o objetivo de resolvê-los e, assim, manterem-se sempre crescendo.

Construir uma equipe assim não é fácil, porém não é impossível! As competências necessárias para se tornar esse tipo de gestor podem ser desenvolvidas através de atividades teóricas, como cursos e palestras, mas principalmente de atividades práticas, onde é possível regular e aplicar aquilo que foi aprendido. Agora é sua vez! Partiu transformar a equipe da sua empresa em uma equipe de alta performance?

 

 
Share

Recommended Posts