Como posso empreender ainda na faculdade?

Como posso empreender ainda na faculdade?

Primeiro vamos fazer um estudo da palavra empreender. O que ela significa?  O termo empreender não é só “abrir um negócio”, é inovar e relacionar o pensamento a uma atitude, transformando uma ideia em realidade.

– Mas como podemos empreender enquanto graduandos?

A resposta é o Movimento Empresa Junior, carinhosamente chamado de MEJ. Esse movimento nasceu na França em 1967 com o intuito de complementar a formação acadêmica de seus participantes fornecendo experiências práticas. No final da década de 80, finalmente o MEJ chegou ao Brasil. As primeiras empresas juniores foram as da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Pela Brasil Júnior, instância que representa as empresas juniores brasileiras:

“O MEJ tem como propósito a busca por um Brasil Empreendedor.”

– O que é uma empresa júnior?

Uma empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada exclusivamente por estudantes de graduação, que precisam apresentar ideias, gerenciar todos os projetos e procedimentos de uma empresa sênior.

– Quais os valores de uma empresa júnior?

O movimento trabalha em cima de seus cinco valores:

  • Compromisso com resultados: Buscamos gerar valor para nossas partes interessadas e nos comprometemos com a superação das suas expectativas, de forma perene;
  • Sinergia: A despeito de nossa diversidade, somos unidos por visões compartilhadas e trabalhamos em cooperação, para fazer com que o conjunto de nossas forças seja maior que a soma de suas partes;
  • Orgulho de ser MEJ: Somos apaixonados pelo nosso propósito e trabalhamos por um movimento em que acreditamos. Nosso orgulho de ser júnior é o que nos faz gigantes pela própria natureza;
  • Transparência: Somos transparentes em todas as nossas ações, acertadas ou erradas. Temos plena consciência de que um futuro melhor se faz com ética e compromisso com a verdade;
  • Postura empreendedora: Para formar empreendedores no MEJ, é necessário que sejamos empreendedores. Inconformismo, visão para oportunidades, pensamento inovador e capacidade de realização são características que nos definem.

O Movimento Empresa Junior está cada vez maior e impactando mais pessoas e empresas. Só no Rio de Janeiro são 42 empresas juniores, representadas pela RioJunior.

Assim, a Titanus Soluções Sustentáveis é uma empresa júnior da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) de consultoria ambiental formada por alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária.

Através de serviços de consultoria, licenciamento e educação ambiental, outorga de recursos hídricos, entre outros capacitamos nossos membros no âmbito profissional e pessoal. Nossos serviços serão apresentados ao longo desse blog.

Prazer, somos um Brasil mais empreendedor.

 
Share

Recommended Posts