Dilema Gestão Administração

Gestão

Gestão ou Administração? Eis duas palavras que fazem parte do cotidiano de várias pessoas. Nos dicionários da língua portuguesa, são tratadas como sinônimos, mesmo possuindo estruturas diferentes. Tendo em mente os princípios da administração como universais e aplicáveis em todas as organizações/instituições, os mesmos estão inseridos em todos os cargos de uma empresa. Mas espera aí… O cargo não é composto somente pela administração. Alguma coisa a mais o compõe. O que será? Funções como técnica, finanças, vendas o integram.

O termo Gestão é novo e incorpora a administração de forma a fazer dela uma de suas funções necessárias. Mas o que é gestão hoje? O mundo passa por transformações, muitas transformações! As pessoas sentem os reflexos dessas mudanças e são convidadas a adquirir e a enfrentar novos desafios de forma a lidar com uma nova realidade. Muitas vezes, “É preciso correr o máximo possível, para permanecermos no mesmo lugar.” – Lewis Carroll, Alice através do espelho. O Gestor empresarial hoje necessita estar preparado para perceber, refletir, decidir e agir em condições muito diferentes do que em um tempo anterior.

Mas voltando ao início… Administrar é planejar, organizar, dirigir pessoas para atingir, de forma eficiente e eficaz, os objetivos de uma organização.

Gestão é, portanto, lançar mão de todas as funções e conhecimentos necessários para, através de pessoas, atingir os objetivos de uma organização, de forma eficiente e eficaz.

 
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