Meio Ambiente e Educação

Meio Ambiente e Educação

O conceito básico de Meio Ambiente – “O Meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos” –, ultimamente, vem ganhando compreensão no mundo. Vários cientistas, ambientalistas e ONGs mostram como esse tema é um assunto de grande importância para todos os habitantes do planeta. Portanto, deveria ser de grande interesse da população a proteção e o consumo equilibrado de seus recursos naturais.

Grande parte dos países desenvolvidos adota medidas de incentivos ao meio ambiente, facilitando a expansão acerca da importância da educação ambiental, em todos os níveis, e estimulando a sociedade, para que esta adote medidas sustentáveis que visam a proteção do meio em que vive. Assim, tornando-se mais sustentável. Isso faz com que qualquer profissional que atue na área ambiental sinta orgulho e prazer de viver nesses países.

Infelizmente, a maioria dos Países Subdesenvolvidos coloca outros pontos como mais relevantes. Esses tipos de países não adotam medidas de incentivos ao meio ambiente, deixando de promover a educação ambiental e a conscientização da população em todos os níveis de ensino.  Dessa forma, uma parte da sociedade, por falta de conhecimento e esclarecimentos sobre a grande importância do meio ambiente, não adota medidas necessárias para o uso correto do meio, causando um consumo sem controle dos recursos provenientes do ambiente, afetando a coletividade como um todo.

Na atualidade, devemos carregar a seguinte frase em nossos corações: “Pequenas atitudes fazem grandes diferenças”. Cada indivíduo precisa fazer a sua parte e, aos poucos, essas pessoas que adotam medidas ecologicamente corretas irão influenciar outras pessoas a aderirem também a este modo de vida. E assim, proporcionando a formação de uma sociedade sustentável, criando e estimulando o desenvolvimento de um futuro melhor, gradativamente.

 

Ketlyn A. Fraga

 

 
Share

Recommended Posts