O empreendedorismo

O empreendedorismo

Há quem fuja desse meio, há quem o abrace de cara. A verdade é que não tem muito para onde correr – sabe, aquela frase: se ficar o bicho pega, se correr o bicho come, pois é.. –, o mundo é daqueles que empreendem. Mas o que isso significa?

Empreendedorismo tem a ver com as práticas voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto, que pode ser técnico, científico, empresarial etc. Tem origem na palavra “empreender” que significa “fazer”, “realizar”, “executar”.

Ok, mas este é apenas um conceito teórico. Quando você entra para ou inaugura uma empresa, você percebe o quão complexo são os sistemas necessários para o seu crescimento e que para fazê-lo acontecer precisará de pessoas ao seu lado, trabalhando em conjunto, com os mesmos anseios e convicções, para que haja sintonia e os resultados possam ser alcançados. Essas mesmas pessoas são as que vibrarão com você a cada meta batida e contrato fechado, que compreenderão o quão fundamental é o seu papel, por menor que seja (você acha) e te apoiarão em diversas circunstâncias, porque o seu sucesso é o sucesso de todos.

Além disso, você aprende que toda instituição, como uma pessoa, possui características que a definem, como valores, visão e missão, que existem várias ferramentas que te facilitam no dia-a-dia, que por mais autossuficiente que você seja, precisará do outro como ele de você – e essa troca humana é o que mais enriquece -, e aprende que o auto-conhecimento é inevitável.

Você entende que empreendedorismo tem a ver mais com quem você é e o que quer realizar na sua vida, do por quê das suas escolhas e do como tornar seus anseios em realidade. No fim, empreender é saber que é preciso “fazer acontecer”, afinal, sem o trabalho, o que seria do homem?

 
Share

Recommended Posts