Qual o tamanho do seu impacto?

Qual o tamanho do seu impacto?

Segundo a WWF, deixamos nossos “rastros”, “pegadas”, pelo planeta podendo ser maiores ou menores, dependendo do nosso estilo de vida, da nossa relação com o meio ambiente. Podemos medir o tamanho do nosso impacto na natureza de acordo com nossos hábitos de consumo, avaliando fatores como: tipos de alimentos consumidos, vestimenta, bens, meio de transporte utilizado, moradia etc. Tudo o que causa algum tipo de impacto positivo ou negativo na natureza.  Assim, calcula-se a quantidade de planetas Terra necessária para sustentar uma população com esses hábitos de consumo.  Essa é a pegada ecológica. Qual a sua? (você pode calcular aqui).

A pegada ecológica da população brasileira é de 1,6 planeta Terra por habitante, ou seja, se todo o resto da população mundial consumisse como nós, essa seria a quantidade de planetas Terra necessária para suportar tal estilo de vida (veja aqui os 20 países com maiores pegadas ecológicas, publicado pela Exame).

Como você pôde perceber no teste de pegada ecológica, há hábitos danosos e compensatórios para com o meio ambiente que realizamos no dia-a-dia. Desde a quantidade de carne (veja a pegada ecológica do consumo de carne aqui¹ e aqui²) que consumimos durante a semana até a quantidade de resíduos que separamos para coleta seletiva. Podemos trabalhar para diminuir os hábitos danosos e aumentar os compensatórios. Dessa forma, diminuímos nossa pegada ecológia.

A Titanus Soluções Sustentáveis é uma empresa júnior de consultoria ambiental da UERJ que auxilia, dessa forma, pessoas físicas e jurídicas a reduzirem suas pegadas ecológicas, por meio dos nossos serviços.  Ao elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para um consultório odontológico, a Titanus orienta o profissional a separar seus resíduos de maneira correta e eficiente, desde o manejo ao descarte adequado, contribuindo tanto para a saúde e bem estar de seus pacientes quanto para a preservação da natureza. Uma vez que, promovendo a coleta seletiva, mais resíduos serão reciclados, ou seja, reduz-se a quantidade de lixo encaminhado aos aterros sanitários, evitando-se sua lotação, e menor é a produção de novos produtos, economizando-se energia e recursos naturais, entre outras inúmeras vantagens. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB realiza a coleta seletiva do Rio de Janeiro (veja os locais, dias e horários aqui).

Além do PGRS, a Titanus oferece o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para imóveis rurais, ferramenta nacional que permite o controle do desmatamento por monitoramento via satélite. A redução do desmatamento contribui para diminuição dos gases do efeito estufa na atmosfera, uma vez que a cobertura vegetal captura CO2, promovendo um ar mais puro nos arredores. Sem falar na conservação das espécies de fauna e flora do ambiente em questão, entre diversos outros benefícios.

Há diversas formas de reduzirmos nossa pegada ecológica, basta estudarmos um pouquinho e dedicarmos um tempinho de nossa rotina para contribuir na preservação do meio ambiente. Veja, por exemplo, quantos litros de água são necessários para produzir diversos produtos aqui. Sabendo de informações como esta, podemos direcionar nosso consumo para uma via mais sustentável, evitando comprar certos tipos de produtos de acordo com sua pegada ecológica, ou pelo menos reduzir seu consumo. Ao constatar que o plástico possui uma pegada maior do que a do papelão, podemos optar por um produto cuja embalagem seja deste tipo de material no ato da compra. A escolha por produtos mais sustentáveis, que degradam menos o meio ambiente, depende de nós, consumidores. Podemos, cada um, fazer a sua parte desde o momento de ir ao mercado. Além disso, podemos reutilizar sacolas para as compras.

A WWF lançou a cartilha do consumidor responsável, dando algumas dicas de como podemos consumir com mais consciência, pois pequenas ações fazem grandes diferenças. E essas ações podem começar por você, na sua casa e hoje mesmo. Com certeza, muitas coisas são possíveis de serem feitas de acordo com sua realidade, assim como muitas outras não estarão ao seu alcance no momento atual. Comece por pequenas mudanças na sua rotina e, quando perceber, terá diminuído consideravelmente o tamanho do seu impacto. O primeiro passo é querer.

Obrigada pela atenção.

Luana Rangel.

 

Fontes:

WWF – Cartilha do consumidor responsável. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/?41822/Cartilha-para-o-Consumidor-Responsvel—Dicas-prticas-para-voc-colaborar-com-o-meio-ambiente-no-seu-dia-a-dia >. Acesso em: 02/07/2018.

Agência de Notícias de Direitos Animais – ANDA. A pegada ecológica do consumo de carne. Disponível em:< https://www.anda.jor.br/2015/09/entrevista-pegada-ecologica-consumo-carne/>. Acesso em: 02/07/2018.

Curiosidades e Biologia – Quantos litros de água são necessários para produzir?. Disponível em: <https://jcarloszelao.wordpress.com/2009/03/13/quantos-litros-de-agua-sao-necessarios-para-produzir/>. Acesso em: 02/07/2018.

Ecycle – Reduzir consumo de carne vermelha é mais efetivo contra gases-estufa do que deixar de andar de carro, dizem especialistas. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/62-alimentos/3614-reduzir-diminuir-pegada-carbono-carne-vermelha-bovina-gado-consumo-alimentos-producao-fabricacao-agricultura-limpa-impacto-ambiental-meio-ambiente-emissoes-avaliacao-ciclo-vida-descarte-gas-efeito-aquecimento-global-terra-agua.html>. Acesso em: 02/07/2018.

Ecycle – O que é pegada ecológica?. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/3731-pegada-ecologica-ambiental>. Acesso em: 02/07/2018.

Prefeitura do Rio de Janeiro. Comlurb. Coleta seletiva. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/web/comlurb/exibeconteudo?id=4380174>. Acesso em: 02/07/2018.

Exame – Os 20 países com as maiores pegadas ecológicas. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/ciencia/os-20-paises-com-as-maiores-pegadas-ecologicas/>. Acesso em: 02/07/2018.

Pegadaecologica.org – a calculadora. Disponível em: <http://www.pegadaecologica.org.br/2015/index.php?utm_source=rodape-site-wwf&utm_medium=banner&utm_term=pegada-ecologica&utm_content=pegada-ecologica&utm_campaign=pegada-ecologica>. Acesso em: 02/07/2018.

Teste sua pegada ecológica: INPE. Disponível em: <http://www.suapegadaecologica.com.br/>. Acesso em: 02/07/2018.

WWF – Pegada ecológica. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/>. Acesso em: 02/07/2018.

Imagem: Florestal Brasil. Disponível em: <http://www.florestalbrasil.com/2016/09/conceitos-o-que-e-agua-virtual.html>. Acesso em: 02/07/2018.

 

 

 
Share

Recommended Posts