Edital processo seletivo 2017.2

EDITAL

1.  Apresentação

A TITANUS SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS é a Empresa Júnior de consultoria ambiental da UERJ e como tal, tem por finalidade propiciar ao graduando o contato com a realidade empresarial. A TITANUS SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS visa o desenvolvimento profissional, a consolidação das competências técnicas e a ampliação do conhecimento sobre as atividades de legislação ambiental, consultoria ambiental, entre outras atividades exercidas pelos profissionais atuantes na área ambiental. Além disso, a TITANUS SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS busca para seus membros capacitações com o intuito de desenvolver autonomia na confecção de projetos, a fim de alcançar um nível de formação profissional de excelência. A TITANUS SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS busca por universitários proativos, responsáveis e comprometidos com suas atividades e com o meio ambiente. Não sendo necessário possuir experiência prévia para participar do nosso processo seletivo.

  1. Requisitos Exigidos

Para a candidatura ao processo seletivo, os candidatos devem possuir os seguintes pré-requisitos:

 

  • Estar regularmente matriculado no curso de graduação em Ciências Biológicas ou Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), cursando do 1º semestre em diante;
  • Ter disponibilidade de (no mínimo) 10 horas semanais para dedicar à Titanus (sendo essas distribuídas na execução de projetos de consultoria, treinamentos, reuniões, atividades da empresa);
  • Ter disponibilidade para reuniões semanais e extraordinárias, a serem combinadas;
  • Cumprir as determinações deste edital.

3. Inscrição

Os interessados em participar da seleção deverão preencher o formulário de inscrição corretamente, disponível no site da empresa https://www.titanus.com.br/ e também na página do facebook https://www.facebook.com/titanus.sustentaveis/?fref=ts, do dia 22 de julho até o dia 13 de agosto de 2017, podendo ocorrer o prolongamento desse período.

4. Vagas Disponíveis

O número total de vagas disponíveis para a Empresa Júnior é de onze vagas, divididas entre as diretorias existentes segundo o quadro abaixo. No ato da inscrição, o candidato responderá uma série de perguntas que indicarão o perfil do cargo que ele poderá ocupar. No caso de o número de candidatos ser menor do que o número de vagas disponível, o candidato NÃO estará automaticamente efetivado, uma vez que existe uma série de características necessárias para que o candidato seja aprovado, dentre elas a disponibilidade e o compromisso.

DIRETORIA NÚMERO DE VAGAS
Presidência + Vice-Presidência 1
Recursos Humanos 2
Projetos 3
Comunicação 3
Administrativo-Financeiro

2

       5. Processo Seletivo

O procedimento para ingresso de membros efetivos da TITANUS SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS se divide em 4 etapas, sendo que o não comparecimento a

quaisquer das etapas do processo seletivo ou apresentar um desempenho abaixo do satisfatório, acarretará na eliminação do candidato.

São as etapas:

 

  • Prova online

Nessa etapa, os candidatos serão submetidos a uma prova composta de questões de vinte questões objetivas e discursivas. A fase tem por finalidade avaliar o grau de conhecimento acerca do tema de trabalho da TITANUS SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS, como também a forma com que cada um expõe e defende suas ideias. A prova será disponibilizada aos inscritos por e-mail.

Os assuntos abordados na prova serão:

  • Português: gramática básica, acentuação, concordância, interpretação de texto, conjugação de verbos
  • Matemática & Lógica: operações básicas, equação de primeiro grau, problemas lógicos, raiz, regra de três.
  • Gestão: conceitos básicos de gestão e projetos.
  • Meio-ambiente: Sustentabilidade, Resíduos Sólidos, Legislação ambiental, Licenciamento ambiental, Princípios da legislação ambiental, atualidades sobre meio ambiente.

 

  • Entrevistas

O candidato será submetido a uma entrevista individual, sendo data e hora agendadas através de e-mail. Todas as informações são guardadas em sigilo, estando disponíveis apenas para os membros da equipe do processo seletivo. Essa etapa tem como finalidade avaliar se o perfil do candidato atende às necessidades da empresa.

 

  • Dinâmica de grupo

No início desta etapa, os candidatos conhecerão os membros que compõem a Titanus e também se apresentarão aos mesmos. Após esse momento inicial de integração, serão propostas atividades em grupo que visam avaliar o perfil individual dos candidatos e também a sua capacidade de trabalhar dentro de uma equipe.

 

  • Trainee

Esta etapa tem duração média de um mês. Nela, os trainees receberão diversas capacitações, visando aumentar seu grau de conhecimento acerca da empresa e do Movimento Empresa Júnior (MEJ).

Os candidatos também serão alocados em uma das diretorias da empresa, a qual será decidida por meio da demanda interna e também por consenso. Nessa fase, os trainees terão aprendizados práticos sendo orientados por seus diretores, ocorrendo uma espécie de apadrinhamento.  Nesse sistema, os diretores serão os responsáveis por ambientar seus trainees, passar tarefas, oferecer feedbacks e avaliar formalmente os candidatos sob sua supervisão.

Nessa etapa, o trainee tem a oportunidade de participar de uma série de treinamentos. Além de desempenhar efetivamente tarefas da área em que está alocado, o que significa tomar decisões que refletem em toda a empresa.

Ao final do treinamento, cada diretor fará um relatório avaliando o desempenho dos trainees que ficaram sob sua supervisão. Os relatórios serão discutidos pela Diretoria Executiva e os trainees aprovados serão alocados como consultores dentro de uma diretoria, a mesma decidida pela demanda da empresa e também por consenso, tornando-se então membros efetivos da TITANUS SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS.

Os membros efetivos da TITANUS SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS são elegíveis para a Diretoria Executiva; e tem como dever votar por ocasião das eleições, que ocorrem anualmente.

6. Eliminação

Os critérios que implicarão na eliminação automática dos candidatos são:

  • Não se enquadrar nos requisitos exigidos neste edital;
  • Não comparecer a alguma etapa prevista neste edital;
  • Não obter um desempenho satisfatório;
  • Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;
  • Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do processo seletivo;

7. Remuneração

O regime dentro de uma Empresa Júnior é de trabalho VOLUNTÁRIO, ou seja, não haverá remuneração monetária. A remuneração dos membros da Titanus ocorre através de capacitações, treinamentos e pelo aprendizado na prática.

8. Considerações Finais

Em caso de dúvidas relacionadas ao processo seletivo, os candidatos devem contatar a Diretora de Recursos Humanos da Titanus, através do e-mail rh@titanus.com.br;

Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato estará aceitando e se submetendo às normas estabelecidas neste edital. Sendo de inteira responsabilidade do mesmo acompanhar a publicação de todos os comunicados, que serão disponibilizados aos inscritos por meio de seus e-mails pessoais.

A conclusão de todas as fases do processo seletivo não significa a efetivação do candidato, ficando o aproveitamento ou não do trainee a critério da gestão. O ingresso de novos membros é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento da TITANUS SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS, sendo que em caso de não haver a abertura do processo de seleção por um tempo maior que seis meses, cabe a qualquer pessoa interessada solicitar a abertura do mesmo junto à empresa.

 

Rio de Janeiro, 21 de Julho de 2017.