Interdependência ambiental
A ecologia é o principal fator que traz o homem para realidade no quesito das questões ambientais. O estudo das interações do homem com a natureza e seus impactos, que são estudados na ecologia, desperta a conscientização ambiental necessária para que possamos trabalhar para o meio ambiente. A engenharia ambiental e sanitária tem uma função de reduzir esses impactos antropogênicos e trazer alternativas que equilibrem a prosperidade econômica de um país e qualidade de vida ambiental, assim também como a dos seres vivos.
Uma das facetas para a compreensão do meio ambiente é considerar este como uma Biosfera, tendo em mente a interdependência das realidades socioambientais em nível mundial. A interdependência ambiental é o efeito que cada espécie tem sobre outra, apesar de cada uma ser independente sobre si, são interdependentes dentro de um mesmo ecossistema. Uma vez que um nicho seja afetado por uma interação humana qualquer, o ecossistema todo em que este nicho está pode ser totalmente afetado, prejudicando, assim, outras espécies e recursos naturais do ambiente.
Muitas das vezes que um determinado ecossistema é afetado por ações antropogênicas, os próprios seres humanos são igualmente afetados, diminuindo assim a qualidade de vida de cada um. A importância da ecologia se dá principalmente pelo fato de que chegamos a um estágio em que não só degradamos o meio ambiente de diversas formas, como também surgiram consequências dessa degradação que afetam à nossa qualidade de vida e à nossa saúde.
Por isso precisamos criar uma consciência de que o meio ambiente é de fato o único lugar que temos para viver e que ele precisa ser cuidado. A Hipótese de Gaia relata que o planeta Terra é um grande organismo que eventualmente se autorregula para se manter vivo e que esses mecanismos de regulação podem acabar com a humanidade, uma vez que a natureza não precisa do ser humano para sobreviver. Assim, temos que cuidar da natureza, pois se continuarmos com os mesmos hábitos, as condições da Terra serão insustentáveis para a nossa espécie.
Referência Bibliográfica: LOVELOCK, James. Gaia: Alerta Final, Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010. PICOLLI, Andrezza et al. A Educação Ambiental como estratégia de mobilização social para o enfrentamento da escassez de água. Yasmim Barros