Microplásticos e alguns impactos na nossa vida
O plástico, polímero orgânico sintético, mudou a sociedade moderna de diversas formas, com o passar dos anos foram observados cada vez mais a presença desses polímeros nas nossas vidas. Porém, apesar do plástico ter seus benefícios como a durabilidade e leveza do material, no que se refere ao meio ambiente ele se tornou um inimigo.
A natureza tem sofrido nas últimas décadas com a introdução de diversos tipos de plásticos no ambiente. Dada a sua durabilidade e resistência, esse material é encontrado até no mais remoto dos lugares, como por exemplo, na Fossa das Marianas, que é o local mais profundo dos oceanos.
O poder de quebra o torna difícil de ser completamente removido do meio ambiente, tal como no caso de microplásticos e até nanoplásticos, que já estão inseridos na nossa cadeia alimentar. Em outras palavras, há plástico dentro do nosso organismo. Estima-se que tenha pelo menos, 10 mil partículas de plásticos dentro do organismo de um indivíduo.
Os microplásticos vêm de nossas roupas, na água e na nossa comida que consumimos – em diversos peixes foram encontrados fibras de polímeros presentes na carne. Essa é uma questão preocupante, pois ainda não se sabe a maneira que a presença desses nanoplásticos no organismo impacta negativamente a saúde dos seres humanos e animais, como também ainda não foi identificado todos os impactos deles no ecossistema como um todo.
Gustavo Alvim