Rua São Francisco Xavier, 524 Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, 2º andar, Sala 229 A – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ, 20550-900

Fique por dentro dos nossos Artigos

Primeiramente, lixo é qualquer tipo de resíduo, sendo de origem orgânica ou inorgânica, fruto do descarte, especialmente gerado pelo desenvolvimento das atividades humanas, comumente chamado de resíduo sólido e podendo ser reaproveitado e reciclado.

Atualmente, as taxas da produção do lixo estão crescendo. Fator que se dá principalmente pelo rápido crescimento populacional, juntamente com a urbanização. Em média, todas as cidades do planeta acumulam 1,3 bilhão de toneladas de lixo  por ano, o que representa 1,2kg de resíduos por pessoa, aproximadamente, todos os dias. Entretanto, há lugares em que essa média é ultrapassada, em Kuwait, país árabe no Golfo Pérsico, por exemplo, onde cada habitante produz cerca de 5,72kg de lixo por dia.

Visto isso, os países que mais produzem lixo no planeta são os Estados Unidos, a China e a Índia, respectivamente. De acordo com a WWF(World Wide Fund for Nature Inc.), Fundo Mundial para a Natureza, os números não são positivos. E segundo o relatório da Agência Europeia do Ambiente, a região que menos produz lixo, são os países europeus, devido a boa gestão dos resíduos. 

E você sabe qual é o grande problema da exacerbada produção de lixo no mundo?

A quantidade de lixo produzida que passa do limite médio acaba gerando muitos problemas sociais e ambientais para os países que não possuem uma boa gestão no descarte do resíduo sólido, sendo alguns dos problemas no meio ambiente: contaminação das fontes de água; contaminação do solo; diminuição da biodiversidade; modificação da paisagem terrestre e a emissão de poluentes, como o chorume.

Da mesma forma, são problemáticas sociais as consêquencias dos prejuízos ambientais, sendo elas: contaminação de alimentos cultivados próximo aos lixões; proliferação de doenças; perda da qualidade de vida local; poluição da água potável e geração de poluição visual e do ar.

Além disso, espera-se que o acúmulo de resíduos suba para 2,2 bilhões de toneladas até 2025. Logo, o tratamento de lixo é necessário. Sendo ele o reaproveitamento de resíduos oriundos do lixo, principalmente por meio da reciclagem dos materiais. Já o tratamento dos resíduos sólidos não recicláveis, feito por meio da incineração ou aterros controlados, também é uma saída importante para evitar a poluição gerada pelo lixo. E, finalmente, a separação e compostagem do lixo orgânico ajuda no tratamento de resíduos de origem natural.

Núbia Campos

Referências:

Lixo do Mundo Dobrará de Volume até 2025. Recicla Sampa. Disponível em: https://www.reciclasampa.com.br/artigo/lixo-do-mundo-dobrara-de-volume-ate-2025#:~:text=No%20mundo%2C%20as%20taxas%20de,de%20resíduos%20por%20pessoa%2C%20diariamente

Quais são os países que produzem mais e menos lixo? Translix. Disponível em: https://www.translix.com.br/blog/quais-sao-os-paises-que-produzem-mais-e-menos-lixos/#:~:text=Segundo%20a%20(WWF)%2C%20Fundo,do%20Leste%20Asiático%20e%20Pacífico

Lixo: origem, tipos, problemas, coleta, resumo. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-lixo.htm

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros conteúdos