Rua São Francisco Xavier, 524 Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, 2º andar, Sala 229 A – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ, 20550-900

Fique por dentro dos nossos Artigos

Os benefícios do contato com a natureza

Estar em contato com a natureza pode nos proporcionar sensação de bem-estar e felicidade. A comunidade científica cada vez mais comprova que uma simples caminhada em meio a natureza ou um banho de cachoeira pode nos aliviar o stress. Você já parou para refletir que algo tão simples pode amenizar e influenciar na saúde mental? Mas primeiro, quais motivos levaram a sociedade a ter um tipo de vida tão agitado?

As mudanças no meio ambiente e modo que a humanidade vive estão ligadas a doenças não só físicas, mas mentais também. No início da urbanização a maior parte de território era constituída por áreas verdes, porém com o passar do tempo e o aumento da população as demandas por espaços foram sendo exigidas. Em consequência as áreas que tinham um certo equilíbrio urbano/natureza deixam de ter. Aos poucos a estatística em relação à depressão, estresse e ansiedade cresceu devido ao estilo de viver moderno; como por exemplo, a carga horária excessiva no trabalho. A OMS já alerta que as doenças mentais sejam o mal do século e que 50% das pessoas sofrem de depressão, no entanto, muitas vezes elas nem sabem da sua situação e por isso não procuram ajuda.

A tecnologia cada dia ultrapassa fronteiras e uma gama de remédios antidepressivos são criados, até aplicativos para amenizar o estresse já existem, mas será que a natureza não poderia ajudar nessa questão?

Estudos indicam que regiões com uma grande quantidade de árvores podem estar associadas ao menor risco de prescrição de antidepressivos; o sistema imunológico também apresenta melhorias quando se tem o contato com a natureza. Outro fator é a melhoria no equilíbrio do microclima, casos de doenças respiratórias e câncer também são menores.

Alguns pontos sobre o benefício da natureza a nossa volta:

– A influência da natureza ajuda a recuperar o cérebro da fadiga causada pelas atividades cotidianas, melhorando o desempenho no trabalho e nos estudos e a satisfação pessoal; – Quando incorporada ao design de prédios, a natureza propicia calma, inspira ambientes e estimula o aprendizado e a curiosidade; – Espaços verdes são ideais para atividades físicas, que melhoram o aprendizado, a memória e as funções cognitivas; – Atividades ao ar livre podem aliviar sintomas de Alzheimer, demência, estresse e depressão; – O contato com a natureza ajuda no desenvolvimento das crianças, encorajando a imaginação, criatividade e a interação social; – A exposição a ambientes naturais diminui sintomas de DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção) em crianças, podendo diminuir, também, o uso de remédios.

Com todas essas informações que tal desenvolver a consciência da preservação do meio ambiente, assim poderemos viver com qualidade de vida e deixar um ambiente melhor para as gerações futuras.

Talia Saire
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros conteúdos