PGRSS

PGRSS é um documento que integra o processo de Licenciamento Ambiental, regulamentado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), obrigatório para todos os geradores de resíduos de serviços de saúde.

São considerados resíduos de serviços de saúde (RSS):

  • resíduos de qualquer atividade médica humana ou animal
  • resíduos de centro de pesquisa na área de farmácia e saúde
  • resíduos provenientes de barreiras sanitárias, necrotério e serviços de medicina legal
  • medicamentos vencidos ou deteriorados

            Os RSS são classificados em 5 grupos, quanto à sua origem, periculosidade e destinação final:
                                   Grupo A: biológico
                                   Grupo B: químico
                                   Grupo C: radioativo
                                   Grupo D: lixo comum
                                   Grupo E: perfurocortantes

            O gerador é responsável pelo gerenciamento de seus resíduos desde a geração até a destinação final. O documento aborda todas as etapas envolvidas, que são: geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final.

O plano abrange todos os aspectos relativos à geração de resíduos; desde o diagnóstico e descrição dos processos até ações preventivas/corretivas, monitoramento e avaliação do andamento. Visando atender os requisitos ambientais e de saúde pública, sem causar qualquer tipo de prejuízo aos transportadores e depositários finais.
            Cada PGRSS possui metas específicas de acordo com o serviço, mas tem como objetivos gerais: sistematizar a gestão de RSS, minimizar a produção de resíduos, proporcionar acondicionamento adequado, garantir destinação final correta.

Assim o estabelecimento obtém conformidade legal, mais eficiência e economia no processo. Além de garantir a segurança dos funcionários, preservar a saúde pública e o meio ambiente.

            A Titanus Soluções Sustentáveis possui o conhecimento técnico e experiência necessários na elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos.

Entendemos a necessidade do cliente e procuramos atender da forma mais rápida e eficiente. Atuamos no estado do Rio de Janeiro, com preços abaixo do mercado. Entre em contato para mais informações ou solicitar um orçamento!

Vantagens

Conformidade Legal

Organização e diminuição do volume de resíduos gerados

Redução de custos