Rua São Francisco Xavier, 524 Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, 2º andar, Sala 229 A – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ, 20550-900

Fique por dentro dos nossos Artigos

POR QUE USAR COSMÉTICOS NATURAIS?

Os cosméticos naturais são uma ótima alternativa para a nossa saúde e para o meio ambiente. Segundo a Ecocert, eles possuem no mínimo 95% de sua composição total de ingredientes naturais, sendo os outros 5% podendo ser substâncias sintéticas, mas não proibidas para cosméticos naturais. 

De acordo com o Instituto Biodinâmico (IBD) e a Ecocert, um cosmético é natural se ele possuir matérias-primas naturais e não conter os ingredientes proibidos listados abaixo: 

Os cosméticos industriais são criados pensando na quantidade e não na qualidade do produto, muitos dos que são vendidos no Brasil, possuem em sua composição substâncias perigosas para o nosso corpo e que são até proibidas em outros países, um exemplo desse tipo de substância são os parabenos, que estão presentes em muitos cosméticos agindo como conservantes, porém, é uma substância muito nociva para nossa saúde, pois eles se acumulam no nosso corpo, se passando por hormônio, podendo causar diversos problemas como alergias, envelhecimento precoce, ansiedade, e até mesmo câncer. Essa substância, assim como outras usadas nesses cosméticos, além de se acumularem dentro de nós, também se acumulam no meio ambiente, causando danos à vida aquática e retornando para nós através da água ou dos alimentos que consumimos.

Além disso, muitos cosméticos industriais possuem corantes que podem causar graves problemas à nossa saúde, pois a maior parte deles são produzidos a partir de metais pesados, como chumbo, arsênico e mercúrio. Outro dos diversos problemas que esses produtos contêm, são as fragrâncias, que embora melhorem a nossa experiência sensorial, são nocivas ao nosso corpo, podendo causar reações como alergia e hipersensibilidade. 

Com os cosméticos naturais você não precisa se preocupar com essas coisas! Eles rendem mais do que os industriais e atingem ótimos resultados, nutrindo e hidratando nossa pele, unhas e cabelos com ingredientes mais seguros de usar. Esses cosméticos têm aromas verdadeiros, são biodegradáveis e livres de crueldades. Ao usar esses produtos você apoia produtores locais, incentiva esse tipo de produção e evita embalagens plásticas, já que muitos são feitos em barras, ou possuem embalagens retornáveis. 

O mercado de cosméticos naturais apresenta uma expansão constante, é possível encontrar shampoos, condicionadores, hidratantes, desodorantes, maquiagens, protetores solares, entre outros tipos de cosméticos, que além de serem capazes de entregar um ótimo desempenho, são comprometidos com a responsabilidade ambiental e social. Ao optar pelo uso desses produtos você pode ter certeza de que estará fazendo uma ótima escolha.

 

Thaísa Oliveira

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros conteúdos