Rua São Francisco Xavier, 524 Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, 2º andar, Sala 229 A – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ, 20550-900

Fique por dentro dos nossos Artigos

Postos de Combustíveis: Um dos maiores responsáveis por Áreas Contaminadas

Uma área contaminada corresponde a um local onde há, comprovadamente, um nível de poluição causado por substâncias que de alguma maneira foram, até que acidentalmente, inseridas naquele ambiente. Para ser comprovado que uma área está contaminada, primeiro é feita uma identificação do local potencialmente poluidor, em seguida é feita uma avaliação preliminar e uma investigação das fontes de contaminação para assim poder caracterizá-las, por fim é feito uma elaboração de plano de ação e sua execução de fato do plano para remediação da área, ou seja, para tratá-la. Segundo o CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), existiam cerca de 6434 áreas cadastradas no Estado ditas como contaminadas em 2020 e, dentre elas, 70% eram locais que pertenciam a postos de combustíveis.

Quando é dito que um posto de gasolina está contaminado, suas causas podem ser dadas devido a vazamentos nos tanques de óleo, infiltração do combustível e outros produtos perigosos no solo, contaminando assim os lençóis freáticos, aquíferos e fontes hídricas superficiais, afetando a água da região. Estas causas são responsáveis por afetar tanto o meio ambiente quanto a saúde humana, gerando doenças para a população que vive no entorno da região. Além disso, não só os solos podem estar contaminados, como também o ar.

O ar que respiramos é composto por diversos elementos, entre eles existem algumas substâncias tóxicas provenientes da queima de combustíveis fósseis, entre outros, porém os frentistas (trabalhadores de postos de combustíveis) respiram um ar matizado também por compostos orgânicos voláteis (VOCs) e variados compostos carbonílicos (CCs) que são extremamente nocivos para a saúde humana, mesmo em baixas concentrações. Estes compostos são responsáveis por causarem vertigens, danos ao fígado e sistema nervoso central e grande probabilidade de câncer ao longo de 5 a 30 anos de exposição.

Portanto, para que este local eivado permaneça sem riscos é preciso que haja alguns cuidados remediativos quanto aos empecilhos citados anteriormente, são eles:

  • Maior fiscalização e cumprimento das leis;
  • Realizar manutenções regulares;
  • Recursos de contenção de vazamentos;
  • Sistema de monitoramento;
  • entre outros.

Deste modo, irá evitar maiores problemas futuros, dando uma boa condição para a população que mora perto do local.

 

Milena Wichan

 

Bibliografia:

CETESB. Emergências químicas: Postos de Combustíveis. Acesso em: 11 fev. 2023.

G1 – GLOBO. Postos de combustíveis são os maiores agentes de contaminação: Em Mogi eles representam 73% e em Itaquaquecetuba 76%. Número de áreas com o solo contaminado cresceu no Alto Tietê. G1, 30 jun. 2013. Acesso em: 11 fev. 2023.

MAPA DE CONFLITOS. SP – Contaminação do solo no Estado de São Paulo é em grande parte provocada por postos de combustíveis. 25 fev. 2010. Acesso em: 11 fev. 2023.

SOUSA, Francisco Wagner de. Estimativa da exposição e risco de câncer a compostos carbonílicos e btex em postos de gasolina na cidade de Fortaleza-Ce. 2011.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros conteúdos