Projeto limpeza de praias
Projeto limpeza de praias: como essa iniciativa pode ajudar o Meio Ambiente
Nos dias atuais, presenciamos a triste realidade do acúmulo de resíduos em várias praias do Rio de Janeiro. A poluição é tanta que alguns locais se tornaram impróprios para banho, como é o caso de diversas praias em volta da Baía de Guanabara. Esta recebe entulhos dos sete municípios que são banhados por ela. Com a alta produção de resíduos e esgotos que são lançados na baía, a educação ambiental da população se torna cada vez mais necessária.
Pensando nisso, em meados de 2015, estudantes de Engenharia Ambiental da UFRJ criaram um projeto chamado de Canal Novo Mundo. A ideia inicial era ser um canal de comunicação no Youtube, por isso o nome Canal Novo Mundo. Hoje, o objetivo da iniciativa é ser um projeto voluntário que leve a conscientização sobre o Meio Ambiente de forma fácil, divertida e acessível para a sociedade. A partir de ações de educação ambiental e engajamento comunitário na limpeza de praias e espaços públicos do Rio de Janeiro. O projeto não apresenta restrição de idade, acolhendo jovens e adultos interessados em participar da iniciativa.
Atualmente, o Canal Novo Mundo possui grande repercussão na cidade do Rio de Janeiro, principalmente no bairro Ilha do Governador, promovendo mais de 250 ações de limpeza junto a participação de mais de 1500 voluntários em 80 pontos da cidade recolhendo em torno de 130 toneladas de resíduos. Além disso, o programa foi duplicado em outros estados como São Paulo, Espírito Santo e Bahia. Visando expandir cada vez mais o projeto, o Canal Novo Mundo está estruturado como uma ONG com o objetivo de impactar 5 mil pessoas e eliminar em média 1 tonelada de resíduos por ação.
Para mais informações e para participar desse projeto, acesse:
https://www.canalnovomundo.com.br/
Ou siga no Instagram: @canalnovomundo
Fonte de consulta:
https://www.unescogreencitizens.org/projects/canal-novo-mundo/
Mariana Mota