Saúde e alimentação no seu quintal

Saúde e alimentação no seu quintal

Para começar, o que são especiarias? Elas são substâncias de origem vegetal – sementes, raízes, cascas de árvore, frutos – capazes de dar perfume, sabor ou cor (ou tudo isso junto) aos alimentos, como pimenta, canela, baunilha, colorau, cúrcuma, salsinha, orégano e muitas outras que provavelmente você tem em casa.

Você sabia que as especiarias eram tão importantes que, durante o século XV, vários países europeus, como Portugal e Espanha, viajaram até as Índias só para comprá-las? Com o decorrer do tempo as especiarias perderam um pouco de sua importância, mas no século XXI, com a onda da alimentação saudável a base de alimentos orgânicos, elas têm ganhado mais espaço no mercado e em diferentes formas, desde temperos ou até na forma de óleos essenciais. Vamos falar um pouco destas formas.

Como temperos podem tanto ser usados para temperar a comida, quanto para fazer um chá, como a salsa, por exemplo, que tem propriedades de melhorar o sistema imunológico, aumentando sua resistência a resfriados. Enquanto óleos essenciais podem ser usados em shots diários ou em outras preparações como bolos e pães. Eles também podem ser utilizados na aromaterapia, técnica na qual se utiliza o aroma e partículas liberadas pelos óleos essenciais para ativar partes especifica do cérebro, ajudando a aliviar diversos sintomas. Um óleo muito comum utilizado é o de lavanda, ele auxilia no excesso de estresse, na insônia, na dor de cabeça e até em problemas respiratórios.

Entretanto, com a popularidade dos efeitos medicinais destes produtos, seus preços acabam sendo elevados. Para contornar a situação e continuar utilizando sem doer no bolso, muitas pessoas começam a plantar em sua própria casa. Além dos benefícios financeiros, as hortas domésticas são mais saudáveis, pois não há uso de agrotóxicos e diminuem o uso de embalagens, reduzindo as emissões atmosféricas. Ademais, jardinagem é um ótimo hobbie com várias vantagens como o aumento da nossa conexão com a terra, redução do estresse e ansiedade, alívio dos sintomas da depressão, além de elevar os índices da vitamina D ao estimular a exposição ao sol.

Muitas pessoas acham que para ter uma horta em casa é necessário ter um quintal enorme com várias árvores, mas na verdade podemos fazer hortas até em paredes ou janelas através da utilização de vasos. Caso você tenha interesse de montar a sua própria horta caseira e não sabe por onde começar, nós podemos te ajudar, entre em contato conosco.

Júlia Passos


BRITO, A. M. G.; RODRIGUES, S. A.; BRITO, R. G.; XAVIER-FILHO, L. Aromaterapia: da gênese a atualidade. Revista Brasileira de Plantas Medicinais. 2013.

VIEIRA, C. A.; SILVA, A. F. A História e a Química das Especiarias: Experiência de Aula Interdisciplinar para Estudantes do Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação e Cultura. 2017. Páginas 57-70.

Share